Dois estudantes universitários de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, Antoniel Lopes, 20 anos, aluno de Direito na Universidade de Excelência (UNEX) em Jequié, e Caio Almeida, 28 anos, estudante de Direito na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), participaram, entre os dias 19 e 22 de agosto, do programa Deputado Jovem Universitário.
Realizado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em parceria com o Governo do Estado, o evento teve como objetivo proporcionar uma experiência prática sobre o funcionamento do processo legislativo para os jovens estudantes.
Os universitários foram selecionados para o programa após a apresentação de projetos de lei de autoria própria. A cerimônia de posse ocorreu na terça-feira, 20 de agosto, no auditório da ALBA, onde os jovens foram recebidos pelo presidente da casa Adolfo Meneses (PSD).
Antoniel destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento político dos participantes. “Esse evento permite a todos aqui, independente da colocação partidária, independente da posição política, participar de um movimento que nos emancipa, nos faz entender que a posição política. política é essencial para a vida dos baianos e dos brasileiros. Parabéns à Assembleia”, declarou o jovem.
Caio Almeida, que está cursando sua segunda graduação, ressaltou a importância do programa. “Foi de grande importância para minha formação, pois o processo de inserção e simulação da atuação parlamentar pode nos proporcionar momentos riquíssimos. Para além de nos capacitar para atuação legislativa, nos preparar para os bastidores da política. Irei incentivar aos colegas e amigos a participação para que tenhamos cada vez mais jovens inseridos na política”, afirmou.
Ao longo dos quatro dias do programa, mais de 50 estudantes de diversos municípios baianos tiveram a oportunidade de vivenciar o fazer legislativo. As atividades aconteceram na segunda-feira (19) com uma palestra sobre a vivência parlamentar e o processo legislativo da ALBA, seguida de uma roda de conversa sobre eleições e opinião pública.
Na tarde do mesmo dia, os participantes formaram partidos políticos, elegeram líderes partidários, e definiram a composição da Mesa Diretora e do Colegiado de Líderes.
No segundo dia (20), além da posse e diplomação dos deputados jovens, foram definidas como presidências das comissões, e realizaram rodas de conversa sobre Direitos Humanos, Políticas Públicas na Bahia e Processos Eleitorais com representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE- BA).
Na quarta-feira (21), após a correção dos pareceres pelos mediadores, os participantes se reuniram na sala das comissões da Casa para a divulgação das proposições. O encerramento do programa, na quinta-feira (22), foi marcado pela votação de dois projetos de lei.















































Comente este post