O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou nesta quinta-feira (10) a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Tarcísio afirmou que o governo Lula priorizou questões ideológicas em detrimento da diplomacia comercial. “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação”, escreveu.
O comentário foi feito após o presidente Lula declarar que o Brasil responderá às barreiras tarifárias por meio da Lei da Reciprocidade Econômica e que não aceitará ataques à soberania nacional. A taxação foi anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que também justificou a medida citando ações do Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Para Tarcísio, que foi ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro e mantém bom trânsito no meio empresarial, a condução do caso deveria ter priorizado o diálogo. “Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”, completou o governador paulista.
A medida dos EUA, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, afeta diretamente setores como o agronegócio e a indústria, que mantêm relações comerciais relevantes com o mercado norte-americano. O governo brasileiro ainda avalia as medidas jurídicas e diplomáticas cabíveis para reverter ou mitigar os impactos da decisão.
Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 10, 2025















































Comente este post