O prefeito de Apuarema, Betão (Avante), destacou, durante entrevista em um programa jornalístico da Rádio Apuarema FM, os desafios financeiros enfrentados pela atual administração devido aos gastos realizados pela gestão anterior. O trecho foi publicado nas redes sociais do gestor.
Segundo ele, apenas nos últimos oito dias de mandato, foram utilizados recursos equivalentes a três anos de arrecadação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), totalizando R$ 30 milhões.
“Ele gastou R$ 30 milhões, ou seja, o equivalente a três anos de arrecadação do Fundeb em oito dias. Já temos um valor e podemos falar em números: a gestão anterior deixou para a atual um déficit de mais de R$ 60 milhões”, afirmou Betão.
O gestor ainda ressaltou que a dívida acumulada não se limita ao mandato anterior, mas vem se acumulando ao longo de sucessivas administrações. “Apuarema é um dos municípios pequenos, com apenas 35 anos de existência, que possui uma das maiores dívidas do estado. Se compararmos com Itamari, que tem 60 anos, nossa dívida é maior. Ou seja, a situação exige atenção”, completou.
O prefeito também chamou atenção para os desafios na Previdência Social, que, segundo ele, exigem medidas eficazes para garantir o equilíbrio financeiro do município. “Só de previdência são R$ 10 milhões. Se somarmos os mandatos, são mais de R$ 60 milhões, e 10 são exclusivamente dele. E isso considerando que ele pegou uma redução da taxa patronal do INSS, que caiu de 22% para 8%”, pontuou.
Betão afirmou que sua gestão está focada em reestruturar as finanças do município. “Em 2025, nossa previsão de arrecadação total gira em torno de R$ 10 milhões. Precisamos de gestão responsável para que Apuarema possa avançar e superar essas dificuldades”, finalizou o prefeito.















































Comente este post