O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que 533 mil aposentados e pensionistas já receberam em conta o ressarcimento pelos descontos indevidos realizados por entidades associativas. O número corresponde ao balanço da primeira semana de pagamentos.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o total de beneficiários contemplados nesta fase deve alcançar 1,147 milhão até o dia 30 de julho. A declaração foi dada durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“A gente já tem programado o pagamento, até o dia 30 de julho, de um total de 1,147 milhão de aposentados e pensionistas que foram vítimas desse golpe”, afirmou Waller.
Ao todo, 2,295 milhões de pessoas estão aptas a aderir ao acordo proposto pelo governo federal. Até a última sexta-feira (25), 1,248 milhão já haviam aderido formalmente. A adesão garante o reembolso direto na conta onde o beneficiário recebe o pagamento do INSS.
“Nossa ideia é que esses 2,295 milhões de aposentados e pensionistas façam adesão de maneira imediata para poder receber rapidamente esse valor”, completou o presidente do INSS.
O número de potenciais beneficiários pode ser ainda maior. Segundo o INSS, 4,8 milhões de pessoas ainda não reconheceram formalmente os descontos indevidos, o que impede o avanço do processo. Para essas pessoas, o prazo de resposta das entidades cobradoras é de até 15 dias úteis.
A adesão ao acordo é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelos seguintes canais: Aplicativo ou site Meu INSS; Agências dos Correios. A central telefônica 135 pode ser usada apenas para consultas e contestações. A adesão não é permitida por telefone, nem por links de WhatsApp.
“Se o aposentado ou pensionista receber qualquer mensagem com link, deve ignorá-la. Trata-se de golpe”, alertou Waller. A mensagem oficial enviada por WhatsApp indicará apenas que o cidadão está apto a aderir ao acordo, sem fornecer links externos.
Mais de 2 milhões de pessoas já buscaram atendimento nos Correios. Do total, cerca de 1,3 milhão já apresentaram contestações, o que representa quase 30% do público elegível. Quem aderir ao acordo se compromete a não mover ação judicial.
No entanto, beneficiários que já têm processo na Justiça ainda podem participar do acordo, desde que desistam da ação se ela tiver sido protocolada antes de 23 de abril. “O INSS vai, inclusive, pagar 5% de honorários advocatícios para o advogado que representa o beneficiário nessa situação”, informou o presidente.
A adesão pode ser feita até o dia 14 de novembro de 2025. Os pagamentos seguirão a ordem de adesão: quem adere primeiro, recebe primeiro. O governo federal reforça que está utilizando todos os meios de comunicação — aplicativo, instituições financeiras e canais oficiais — para garantir que nenhum aposentado ou pensionista fique sem informação. Informações da Agência Brasil.















































Comente este post