A Prefeitura de Jaguaquara formalizou a contratação da empresa Melkart Consultoria e Soluções em Trânsito para a prestação de serviços de assessoria, consultoria e capacitação na gestão do trânsito municipal. O contrato, no valor estimado de R$ 88 mil, foi firmado por contratação direta, conforme consta no Diário Oficial.
A municipalização do trânsito é uma medida que permitirá à Prefeitura assumir integralmente a gestão do tráfego local, incluindo a organização da circulação de veículos e pedestres, instalação e manutenção da sinalização, aplicação de multas e realização de campanhas educativas.
Atualmente, essa responsabilidade é compartilhada com os órgãos estaduais, o que pode limitar a eficiência e a agilidade das ações voltadas para a mobilidade urbana.
No último dia 5, o presidente da Câmara Municipal de Jaguaquara, vereador Nildo Piropo (PT), participou de uma reunião com o gestor de trânsito Wagner Melkart e o diretor de trânsito do município, Leandro Almeida. O encontro teve como pauta central a estruturação do novo sistema e as etapas necessárias para consolidar a municipalização.
A consultoria contratada terá a missão de auxiliar a Prefeitura na criação e estruturação do órgão municipal de trânsito, capacitando servidores e profissionais envolvidos na gestão viária, além de planejar e organizar campanhas de educação no trânsito.
O projeto será debatido em novas reuniões e poderá contar com audiências públicas para ouvir a opinião da população sobre as mudanças que serão renovadas. Após essa fase, uma proposta será encaminhada para análise legislativa na Câmara Municipal e, se aprovada, será colocada em prática de forma gradativa.















































Comente este post