O Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida, um dos mais antigos de Jaguaquara, encerrará suas atividades após 59 anos de funcionamento. A decisão foi comunicada por representantes do Governo do Estado, na manhã da última segunda-feira (6), causando surpresa entre alunos, professores, funcionários e a comunidade local.
De acordo com o anúncio, todos os alunos matriculados e os funcionários da instituição serão transferidos para o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pio XII, que assumirá as demandas educacionais a partir de 2025. O Jaguar News tentou contato com a Secretaria Estadual de Educação e o Núcleo Territorial de Educação (NTE-09), mas não obteve resposta.
O comunicado não detalhou os motivos para o encerramento das atividades do colégio, mas confirmou que a mudança é definitiva. A notícia repercutiu rapidamente, especialmente entre os envolvidos diretamente com a escola, que relataram ter sido pegos de surpresa.
Segundo a equipe do colégio, a decisão foi informada sem consultas prévias à comunidade escolar. Em resposta ao fechamento, a equipe do Colégio Virgílio Pereira de Almeida divulgou uma carta aberta dirigida à comunidade jaguaquarense.
No texto, o grupo expressa pesar pela descontinuidade das atividades da instituição e reforça a importância histórica e social do colégio para o município.
Confira a íntegra da carta:
CARTA ABERTA À COMUNIDADE JAGUAQUARENSE
Querida comunidade jaguaquarense, É com o coração apertado e profundo pesar que recebemos o comunicado do encerramento das atividades do Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida – Em Tempo Integral, uma instituição que, por 59 anos, foi um pilar na formação da nossa população.
Mais do que um espaço de aprendizado, o Virgílio sempre foi sinônimo de acolhimento para os alunos, que encontraram aqui um ambiente de respeito, inclusão e afeto. Na manhã da última segunda-feira, 06 de janeiro de 2025, recebemos, de forma abrupta, a informação de que o VIRGÍLIO SERÁ FECHADO e todo o quadro de alunos e funcionários será incorporado ao CEEP Pio XII.
A notícia foi comunicada de maneira unilateral, sem que houvesse qualquer consulta ou escuta à comunidade escolar – alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis -, que ao longo de décadas construiu e manteve viva a essência desta instituição. É inacreditável que um espaço tão significativo seja descontinuado dessa forma, ignorando sua importância histórica e social.
A ausência de escuta e transparência nesse processo nos causa grande preocupação e nos deixa com o sentimento de que nossa história não está sendo respeitada ou sequer considerada.
Em 2024, colhemos os frutos de um trabalho de excelência realizado por todos os profissionais da nossa instituição: recebemos o prêmio da Gestão de Aprendizagem, superamos a meta do IDEB estabelecida pelo Estado e tivemos pelo 3° ano consecutivo um aumento considerável no número de matrículas.
Além disso, nossos estudantes se destacaram a nível estadual em projetos como o ENCANTE (coral estudantil), FACE (Festival Anual da Canção Estudantil), FECIBA (Feira de Ciências da Bahia) e Jogos Escolares da Bahia.
O Virgílio não é apenas um prédio ou um nome em um documento oficial. Ele representa memórias, sonhos e o futuro de nossa cidade. Ele é parte do coração de Jaguaquara, e cada aluno, ex-aluno, funcionário e membro da comunidade carrega um pedaço desse legado.
Não podemos permitir que essa história seja apagada sem que lutemos para preservá-la. O fechamento do Virgílio não é apenas o fim de uma instituição, mas o enfraquecimento de um espaço que sempre foi um porto seguro para tantos, o enfraquecimento da educação em nossa cidade e em nosso estado.
Desconsiderar as particularidades dessa escola e dos sujeitos que a compõem é negar toda sua história. Diante deste cenário, gostaríamos de convidar a comunidade para refletir sobre a importância do Virgílio e sua continuidade.
É essencial que todos possamos nos unir em torno desse tema, compartilhando nossas vozes e perspectivas para que possamos, juntos, buscar alternativas que preservem este espaço tão valioso para nossa cidade.
Afinal, é nosso direito sermos ouvidos e é indiscutível que decisões que impactam nossa comunidade devem ser tomadas de forma transparente, com a participação de todos.
Precisamos mostrar o quanto o Virgílio Pereira de Almeida significa para todos nós e o quanto é fundamental que ele siga cumprindo sua missão de educar, incluir e transformar vidas.
Com esperança e gratidão,
Equipe do COLÉGIO ESTADUAL VIRGÍLIO
PEREIRA DE ALMEIDA”















































Comente este post