O governador Jerônimo Rodrigues promoveu mudanças na administração do Conjunto Penal de Jequié (CPJe) durante uma intervenção da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) na unidade prisional.
Elmar Lopes Silva foi exonerado do cargo de diretor e será substituído por Abraão Souza Santos, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7). A intervenção no CPJe, que faz parte da operação “Força Máxima Verão”, teve como foco impedir a comunicação entre internos e organizações criminosas, neutralizando a influência dessas associações na região de Jequié.
Durante a ação, seis internos suspeitos de liderar atividades ilícitas foram transferidos, e materiais como armas brancas, cadernos com anotações suspeitas e cordas artesanais foram apreendidos.
Com aproximadamente 530 custodiados, o CPJe teve 42 celas revistadas nos pavilhões operacionais. A operação foi coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), com a participação do Grupo Especializado em Operações Prisionais (GEOP) e outras divisões da Seap.
O governador Jerônimo, entretanto, não nomeou os novos gestores para Eunápolis e nem o adjuntos de Valença.
Em dezembro, a justiça baiana determinou o afastamento da diretora da unidade de Eunápolis, no sul baiano, Joneuma Silva Neres, após a fuga de 16 detentos. De acordo com a decisão, a medida, à época, era uma “forma de estancar de imediato as irregularidades e impedir a contaminação ou destruição de provas”.
Comente este post