A advogada Daniela Borges, da chapa “União pela Advocacia”, foi reeleita presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) para o triênio 2025-2027.
À frente da OAB da Bahia entre 2022 e 2024, Daniela foi a primeira mulher a presidir a Seccional baiana da OAB nos 92 anos da entidade.
A eleição aconteceu nesta terça-feira (19), no Shopping da Bahia, em Salvador, e em 49 endereços distribuídos nas 37 Subseções do interior do estado.
Sem poder mais ser revertido, o resultado, com 107 urnas apuradas, registra a chapa União pela Advocacia com 11.329 votos (54,22% dos válidos), a chapa Muda OAB com 9.562 votos, representando 45,78% da votação válida, 424 votos brancos e 595 nulos.
A nova diretoria tomará posse em 1º de janeiro de 2025 para liderar a OAB-BA pelos próximos três anos. Ao lado de Daniela, estarão o vice-presidente eleito Hermes Hilarião, a secretária-geral Cléia Costa, o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo e diretor tesoureiro Daniel Moraes.
Logo após ter a confirmação da vitória, Daniela agradeceu a confiança da advocacia e disse que o compromisso da gestão para o próximo triênio é trazer ainda mais ações e projetos para impactar positivamente a vida da classe, tendo a representatividade como um valor. “Vamos fazer com a advocacia e para a advocacia. O nosso compromisso é avançar ainda mais”, ressaltou.
Advogada tributarista há mais de 20 anos, Daniela é professora titular da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito. Baiana de Itapetinga, no interior do estado, fez faculdade na UFMG, onde também cursou Mestrado na área Tributária. Na seccional desde 2013, durante a primeira gestão do ex-presidente Luiz Viana, foi conselheira seccional e diretora tesoureira, tornando-se a primeira mulher a presidir a seccional. Daniela também foi presidente da Comissão Nacional da Mulher advogada e conselheira federal da OAB pela Bahia.
Daniela Borges da chapa ‘União pela Advocacia’, foi reeleita para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) nas eleições realizadas nesta terça-feira (19). A chapa tem como vice Hermes Hilarião.
Daniela venceu Ana Patrícia Leão, da chapa ‘Muda OAB’. As duas reeditaram o duelo de 2021, que terminou com o mesmo resultado. Ela seguirá no comando do órgão no triênio 2025-2028.
Entre as propostas de Daniela Borges, está a defesa dos honorários advocatícios. Segundo Borges, os honorários fixados estão abaixo da lei e promete criar uma procuradoria específica para defesa da causa em questão.
Já Hilarião vice é defensor dos interesses dos jovens advogados, aqueles que têm até cinco anos de formação na profissão, e que enfrentam os percalços dos recém-formados.
Daniela é mestra em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora pela Universidade Federal da Bahia. É professora da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito, foi conselheira federal e tesoureira seccional com grande atuação em diversas pautas de valorização da advocacia, sobretudo das mulheres advogadas. Ela também é sócia e exerce advocacia no escritório Didier Sodré & Rosa Advocacia e Consultoria.
Comente este post