O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo líder da Igreja Católica. Ele assume o pontificado com o nome de Leão XIV, sucedendo o papa Francisco, que faleceu no último mês.
A escolha foi confirmada após a tradicional fumaça branca ser liberada da Capela Sistina, no Vaticano, ás 13h08 – Horário de Brasília, nesta quinta-feira (8), sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave haviam chegado a um consenso.
Em sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV saudou os fiéis com palavras de paz e agradeceu a seu antecessor. “Sou cristão, sou agostiniano. Obrigado, papa Francisco”, disse o novo pontífice, que teve sua carreira eclesiástica marcada por missões na América Latina, especialmente no Peru.
Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e também o primeiro a vir de um país de maioria protestante. Até ser eleito, era prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, cargos de destaque na Cúria Romana.
A eleição ocorre em um momento desafiador para a Igreja, que enfrenta perda de fiéis e demandas por reformas. A escolha de Leão XIV indica uma possível continuidade da linha pastoral e reformista de Francisco.
Comente este post